22 janeiro 2007

O DAKAR É UMA PROVA DE ESFORÇO E ENTREAJUDA E DEVERIA SER “PROIBÍDA” A VEDETAS E… EGOÍSTAS

A chegada às margens Lago Rosa levou a caravana do Dakar a algumas horas extras de descanso, antes da grande festa que a Mitsubishi preparou para celebrar mais uma vitória…

Fiquei com pena da VW, principalmente porque era notório o esforço de toda a equipa e os pilotos bem tentaram andar na frente… Um azar completo aquela etapa fatídica, que, em termos oficiais “matou” definitivamente o Dakar em termos de discussão de vitória.

Entre os nossos uma vez mais o Carlos Sousa e o Hélder Rodrigues deram cartas, com qualquer deles a vencer etapas – lutando contra tudo e todos – e o “motard” a fazê-lo de novo em África, o que demonstra que pode estar para breve uma vitória absoluta nas duas rodas… talvez mais próxima que noutra qualquer categoria.
Chegar a Dakar é realmente uma grande vitória. Representa o culminar de todo um conjunto de situações ultrapassadas sempre com grande esforço e com uma enorme cooperação e entre ajuda, ainda que muitos dos que aqui estiveram se tenham revelado acima de tudo egoístas, o que significa que nunca compreenderam nem poderão nunca ser “designados” como elementos integrantes ou participantes desta aventura.

Todos os que como eu ficaram de fora e resolveram continuar a acompanhar o Dakar, puderam observar não só toda uma panóplia de gentes e costumes, perfeitamente adaptados à realidade africana – afinal são habitantes dessas regiões há séculos – uma (curta) lista de entusiastas da competição Dakar – na sua essência – e os outros, verdadeiros “turistas acidentais”, sempre à procura da parte mais fresca da “estância de luxo” que contrataram ou que lhes ofereceram e permanentemente colocados no “local dos retratos” como se de vedetas se tratassem.
Esta é a faceta que menos me agrada no Dakar… Infelizmente este ano tive que conviver com ela em mais uma GRANDE lição de vida!

Vemo-nos no Lisboa – Dakar 2008!

3 comentários:

André disse...

Parabéns Madalena pelo Esforço e principalmente pelo Espírito pois ainda assim chegaste ao Lago Rosa e por isso estás de Parabéns .(ainda que não em competição )
Compreendo que não seja fácil ter de se desistir , devido á Irresponsabilidade dos outros , de uma coisa pela qual se faz tudo bem , já senti isso muitas vezes e por isso optei pelo D.I.Y ( do it yourself ), depois de ler o teu blog fiquei a questionar-me de porquê é que em vez de alugares um carro e uma equipa , não fazes o teu carro e não montas a tua equipa ? Aí sim era o verdadeiro Espirito !!!!
Se o Shlesser fica em 3º com " um carro feito em casa " porque é que uma Portuguesa não o há-de conseguir ?
Pode ser por aqui que esteja "qualquer coisa que acelere a nossa motivação " Gostava de poder contribuir para isso nem que seja a dar uma ideia Estapafurdia !
Felicidades
André

cadu1981 disse...

Ja somos dois. Tenho um colega que nos os dois nao nos importariamos de ficar pela parte de projecto/desenho/concepção de qq componente necessário á participação no dakar! isto é a voz de dois jovens engenheiros mecanicos desejosos de entrar num projecto destes!!!

Euzinha disse...

vemo-nos para o ano com certeza amiga!!!! estamos lá!!! beijos