21 dezembro 2006

É TEMPO DE MOSTRAR PAIXÕES ANTES DE PASSAR À ACÇÃO



Deserto, motores ruidosos, suspensões, “caixas close”, direcções assistidas – por vezes pouco… - resistência física levada ao extremo, enfim, todo-o-terreno “puro e duro” são ambientes familiares para Madalena Antas, que está a um passo de partir, com Patrick Antoniolli e o Nissan Pathfinder do Team Dessoude, rumo a Dakar.
Trata-se de deixar para trás hobbies, paixões e todo o conforto de uma vida, de que vale a pena revelar pela primeira vez, alguns detalhes…secretos!


São mais do que conhecidos os planos de Madalena Antas para o Lisboa – Dakar 2007; Integrada na melhor equipa privada participante na grande prova africana, escolheu – cuidadosamente – Patrick Antoniolli para a acompanhar e está determinada a chegar ao lago Rosa e subir ao pódio da mais exigente prova de Todo-o-Terreno do Mundo.

Os seus patrocinadores, Vodafone, Louropel, Elf, Brisa/Via Verde, Canal Odisseia, Precision, Nissan e Lux, confiaram no projecto e têm presença destacada quer no lindíssimo Pathfinder desenhado pela “Speed” quer em toda a imagem exibida pela piloto e pelo navegador, estando agora a um passo de iniciar o longo caminho até Dakar, onde se espera venham a abrir o champanhe no próximo dia 21 de Janeiro…

«Estamos preparados para tudo. Fiz mais de 1000 Km em areia, testes importantes em Marrocos, preparo-me todos os dias fisicamente para não ter limitações de qualquer espécie durante o Lisboa- Dakar, pelo que acho que desta vez nada pode falhar. Vamos levar o Pathfinder – conto com a ajuda do Antioniolli e com a experiência da equipa de André Dessoude – até Dakar, se possível entre os 25 primeiros.

É um objectivo ambicioso, mas estou certa de que, com determinação e um pouco de sorte, vamos cumprir… pelo percurso e sem “atalhos”, pois não quero nunca que duvidem da honestidade com que nos dispomos a participar, quanto mais dos resultados que obtemos… Quem nos apoia, merece todo este empenhamento…»


Está dito e não restam dúvidas acerca das intenções da piloto de Cascais, que vai deixar para trás, durante mais de duas semanas, para além de uma família e muitos amigos que a apoiam de forma apaixonada, o seu principal “hobbie”… a pintura!

CORRER E PINTAR OU PINTAR A CORRER?

Para todos nós, tal como pintar, pilotar é uma arte. Para os pintores – que não pilotam… - pilotar é, normalmente… um desporto… Para todos nós – mais ligados ao desporto motorizado – descobrir que a Madalena “pinta” faz-nos pelo menos… ter curiosidade!

Pois bem, alguns trabalhos estão pela primeira vez frente aos vossos olhos; momentos de felicidade da artista, que até este momento não tinham passado para fora do “filtro” condescendente e orgulhoso da mãe e alguns familiares… Resolveu – finalmente - partilhar com todos nós, arriscando-se, com a determinação que se lhe reconhece, a todas as nossas críticas e comentários.

Pintura?... perguntarão… Que pintura?
Actualmente o conceito de pintura pode ser ampliado, para a representação visual através das cores, pelo que a aplicação de pigmento na forma líquida sobre tela, papel ou outro tipo de material – que definiu “pintura” durante décadas – está realmente muito ultrapassado, tal a diversidade de técnicas que os artistas empregam nas suas obras…
Mas uma constante é a aplicação da cor…Afinal é de cor que “vivem” todos os trabalhos exibidos pela maior parte dos artistas, mesmo aqueles para quem cinzentos, brancos e pretos, estão na base das suas “lucubrações artísticas”…
Mais do que tudo isto – as definições serão sempre genéricas e adaptáveis a qualquer tipo de arte – é com orgulho que Madalena Antas nos revela a tão propalada faceta artística, que para ela é real, mas que para muitos outros, não passa das últimas linhas de uma “ficha pessoal” de apresentação, que se inventam, até porque ninguém vai confirmar se corresponde à realidade.
“Explicado” que está – confirmado para poucos… - mais este “dom” de Madalena Antas, resta-nos esperar que a piloto/pintora, nos prometa e cumpra mais um desafio:
Do alto do pódio do Lisboa – Dakar 2007, terá que arranjar inspiração para nos “pintar” – à sua maneira - um Lago Rosa cheio de emoções, repleto de África, enfim, pleno de cor e luz como os quadros que hoje nos mostrou e que reflectem grande parte da sua personalidade.
Para já, Feliz Natal e um Ano novo espectacular!